truck gps tracking

Centralização das Operações de Rastreamento de GPS

462

Os fornecedores de rastreamento de GPS para caminhões ao redor do mundo são inúmeros, cada país tem os seus, desde aplicativos, até computadores de bordo avançados, com funcionalidades de bloqueio, desbloqueio e de segurança para todos os tipos de veículos e negócios. O principal desafio para o usuário deste tipo de negócio e, principalmente aqueles que utilizam muitos fornecedores terceirizados, é obter as informações do GPS de todos esses sistemas. Isso levou à criação de alguns integradores no mercado, que recebem as informações de todos os diferentes sistemas e apresentam em um único.

Após o lançamento do GPS, centenas de empresários em todo o mundo viram ali uma mina de ouro: com o rastreamento, é possível tornar os bens mais produtivos. Essa busca pela mina gerou muitos competidores e foi ótimo para o mercado. O novo desafio, principalmente para aqueles que não tinham uma frota própria, passou a ser a integração. Como é possível obter a informação de todos esses provedores de serviço diferentes para cobrir as entregas? E como alcançar o segundo grande benefício do rastreamento, que é o serviço ao cliente aprimorado? Com o rastreamento, é possível oferecer ao cliente informações sobre quando sua entrega chegará, mesmo se o caminhão se deparar com um congestionamento inesperado.

Com rastreamento de GPS de caminhão, integração é a chave

A simples resposta é integração. Alguém precisa criar uma integração com todos esses provedores ou cada motorista que trabalha para você deveria baixar o seu app. A primeira solução requer tempo e dinheiro; já a segunda, é mais rápida.

No entanto, cadeias de frios, por exemplo, precisam saber a temperatura do veículo em todos os momentos, para conseguir determinar se a qualidade do produto está assegurada. Fornecedores de grãos e outros fornecedores de produtos a granel, precisam garantir que a entrega está sendo feita no cliente e não em uma outra localização, para que o motorista receba um bom pagamento. Isso elimina parcialmente a segunda opção para essas empresas.

Mesmo assim, a segunda opção ainda é ótima, porque ela garante as habilidades de execução a custos muitos baixos e no momento em que o motorista não trabalhar mais para você, ele exclui o app novamente e segue seu caminho.

O futuro: dos desafios da integração aos desafios morais / legislativos

Acredito que em breve os aplicativos de smartphones de produtores de caminhões e carretas (MAN, Volkswagen, Mercedes, etc) irão padronizar o mercado de rastreamento de GPS. Isso permitirá que todas as informações relevantes passem pelo celular do motorista, ou até mesmo pelo chip 3G que está no chassi e/ou carreta, para as pessoas que têm permissão ou compraram acesso a essa informação. Isso acabará se tornando uma questão mais moral/legislativa do que de integração. Dado que há comparativamente poucas empresas que constroem caminhões, a integração se tornará uma parte padrão de qualquer TMS/VRP. Um benefício extra para os fabricantes é que eles receberão toda a informação sobre o ciclo de vida de seus produtos em tempo real, permitido um controle de qualidade muito melhor.

Atualmente, o maior problema na análise de rastreamento é o grande número de fornecedores concorrentes, pois cada um possui sua própria informação em um sistema exclusivo com integração exclusiva. Para sermos capazes de unir todas essas informações, precisamos integrar todas as informações e padroniza-las. Isso é o que está acontecendo atualmente. No entanto, para os produtos de caminhões e carretas, como Volkswagen, Mercedes, etc, seria muito fácil começar a oferecer esses serviços aos seus clientes e aos clientes dos seus clientes. Isso reduziria drasticamente o número de sistemas e atores.

Links relevantes

http://ortec.com/pt-br/

Bart van Beuzekom
Bart van Beuzekom is Director at ORTEC Latin America.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *