realtime route optimization

Como o monitoramento pode aprimorar a otimização de rotas em tempo real?

577

Distribuição, execução do planejamento e monitoramento de caminhões acabam chegando no mesmo processo: após o planejamento, garantir que a execução ocorre perfeitamente. Onde isso não acontece, utilizar a informação como entrada para aprimorar o planejamento e consertar processos. Esse é o principal objetivo do monitoramento. Essa também é a parte mais importante do pós-venda para muitas empresas, porque o monitoramento existe para garantir que a entrega física real aconteça.

1983: Acesso GPS liberado, uma revolução nos serviços de localização

Em 1983, o exército americano liberou o acesso do GPS ao público e isso deu início a uma revolução nos serviços de localização. Primeiramente, o acesso ao GPS permitiu o rastreamento de aviões e depois de outros bens menos valiosos, mas para a nossa indústria, principalmente, isso significou a habilidade de saber onde o caminhão ou carreta está e o que realmente acontece após todo o planejamento detalhado. Esse acontecimento foi incrível, porque nós descobrimos que, por exemplo, o João sempre ia almoçar com sua mãe, o Pedro tinha uma amante e o Roberto entregava, secretamente, alguns dos produtos para o cliente errado, gerando entregas parciais. Essa descoberta permitiu uma melhoria massiva no serviço e na qualidade do planejamento, utilizando o circuito de retorno dessas informações.

O tamanho e o escopo do monitoramento para diferentes negócios variam muito, mas na grande maioria, ele é utilizado para saber qual é a posição do GPS do caminhão em um exato momento. Depois disso, o motorista deve confirmar a entrega e utilizar cercas geográficas para garantir que ele realmente entregou no cliente certo. Tudo isso pode ser feito através de um app e alguns deles ainda incluem fotos e leitores de códigos de barras para este processo.

Quando levamos essa questão para um nível mais avançado, onde temos dispositivos a bordo, podemos monitorar temperatura, freios, curvas acentuadas. Ainda mais interessante, nós podemos permitir o descarregamento somente dentro da cerca geográfica do próximo cliente no planejamento e não o cliente da próxima porta e, em alguns casos, o dispositivo a bordo é ligado a um sistema de segurança que tranca o carro quando padrões pré-definidos estranhos (que se parecem com roubo ou sequestro) acontecem.

Muitas empresas utilizam a informação do monitoramento para controlar motoristas, algumas para aprimorar o planejamento e muito poucas para serem capazes de realizar a melhor ação em tempo real, dados os pedidos, as novas informações e o planejamento. As que o fazem, utilizam a funcionalidade de proposta otimizada do seu VRP, que os permite reduzir ainda mais quilômetros e aprimorar seus níveis de serviço.

Otimização em tempo real do planejamento oferece maior eficiência

A re-otimização do planejamento em tempo real está num futuro próximo. Algumas empresas já o fazem, mas para que isso se torne disponível de maneira geral, um pouco mais de poder de processamento é necessário. A ideia aqui é tentar encaixar os pedidos que chegam durante o dia no planejamento que está sendo executado e para sermos capazes de fazer isso, precisamos considerar os sinais de GPS.

Hoje em dia, algumas empresas já utilizam a funcionalidade de proposta, onde o planejador adiciona de um a dez pedidos urgentes por dia no lugar perfeito no planejamento. Quando metade dos seus pedidos aparecem somente no mesmo dia, muitas vezes com duas horas para executar, é um cenário totalmente diferente. Esse é, na verdade, o próximo passo no monitoramento e na otimização, principalmente para empresas que possuem um tipo de negócio, como transporte de dinheiro e o emergente e-commerce que entrega na mesma hora, onde metade ou mais pedidos aparecem somente durante o dia de execução real.

O monitoramento é uma parte integrante de planejamento e execução no transporte. Utilizado somente para controlar motoristas, inicialmente, agora ele é utilizado no planejamento de apoio à decisão em tempo real. Prometendo permitir, em breve, que ainda mais pedidos urgentes sejam entregues de uma maneira economicamente viável, gerando uma melhoria no serviço com os mesmos ou ainda menos custos para todos, mas especialmente necessário para negócios como transporte de dinheiro e o e-commerce, onde isso é comum diariamente.

Links relevantes

http://ortec.com/pt-br/

Bart van Beuzekom
Bart van Beuzekom is Director at ORTEC Latin America.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *